Foram divulgados os trabalhos aprovados para o I Seminário Nacional de Tutores de EaD, que será promovido pela ANATED, nos próximos dias 30/09 e 01/10. Ao todo, foram mais de 150 trabalhos desenvolvidos por tutores e pesquisadores e submetidos à comissão avaliadora.A expectativa é que 5 mil profissionais e interessados participem online, o que torna o Seminário como sendo o maior evento de EaD do país com atividade síncronas. O sucesso está no engajamento dos apoiadores do evento, em especial, as instituições públicas participantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UABs). Ao todo, são mais de 60 instituições apoiadoras, entre Universidades, Centro Universitários, Institutos, Faculdades e Pólos de apoio presencial de todo o país.
Dentre os vários destaques está a participação do Prof. Dr. Daniel Mill (UFSCar), e que atualmente está realizando o pós-doutorado em Gestão Estratégica na Educação a Distância na Universidade Aberta de Portugal. O tema abordado por ele será “Condições de trabalho dos tutores”.
tutoria no Brasil:
| 1º Dia de trabalho – Sexta-feira – 30 de setembro de 2011 | |
| 8h | Coffee / Inicio do Credenciamento |
| 8h30 | Mesa inicial – Abertura do I Seminário Nacional dos Tutores da Educação a Distância Luis Gomes – Presidente da ANATED – Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância Paula Caleffi – Reitora da Universidade Estácio de Sá João Carlos Teatini – MEC/CAPES/UAB – Universidade Aberta do Brasil (a confirmar) Helio Chaves Filho –MEC/SERES – Diretoria de Regulação e Supervisão em Educação a Distância (a confirmar) Fredric Michael Litto – Presidente da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância (a confirmar) Ricardo Holz – Presidente da ABE-EAD – Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância |
| 9h20 | Palestra 1 Atribuições do Tutor na Educação Virtual Prof.ª Dra. Marta M. Gomes Van Der Linden – UFPB – Universidade Federal da Paraíba Coordenação do Programa de Capacitação Continuada da UFPB Virtual |
| 10h | Relato de experiência Além da sala de aula: uma experiência num ambiente virtual de aprendizagem Ieda Carvalho Sande Universidade Estácio de Sá (UNESA) |
| 10h15 | Relato de experiência Formação Continuada de Professores à Distância: análise do curso de especialização em tecnologia de informação e comunicação no ensino fundamental Neuza Oliveira Marsicano |
| 10h30 | 1ª Mesa de Trabalho Características dos Sistemas de Tutoria Prof. Dr. Waldomiro Loyolla Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo Prof.ª Dra. Rita Maria Lino Tarcia – UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo Prof. Ms. Alexandre Antunes Pereira Bastos – Universidade Estácio de Sá Prof.ª Ms. Beatriz Bastos de Farias – Grupo e-Educa Mediação: Prof.ª Esp. Débora Tomazzeli – Coordenadora da Revista EaD Tutor |
| 12h | Almoço |
| 13h | Palestra 2 Curso a distância para alunos com deficiência visual – Preocupações e Cuidados na tutoria Prof.ª. Doutoranda Yáskara Nogueira Paiva Cardoso- Pesquisadora CAPES/UNIMEP – Universidade Metodista Resumo: Experiência na tutoria de um curso a distância de 360 horas para 10 professores com deficiência visual por meio de um site acessível. Cuidados na seleção do tutor, planejamento, acessibilidade, disponibilidade, suporte e avaliação são alguns pontos que serão demonstrados. |
| 13h15 | Pesquisa: Trabalho Científico Formação Continuada para Professores: abordagem teórico-prática do cotidiano de mediadores na educação a distância Emmanuel Uchoa Marinho / Marisa Marchi Uchoa Espindola |
| 13h30 | Relato de experiência Atividade de Tutoria para Capacitação de Recursos Humanos em Novas Tecnologias de Comunicação e Informação Fabricio Brunelli Machado Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) Merelane Emanoele Cardoso Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) Marise Maria Santana da Rocha Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) Leonardo Cristian Rocha Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) |
| 13h45 | Pesquisa: Trabalho Científico A importância do tutor na educação a distância: uma visão dos tutores do núcleo de educação a distância da Universidade de Fortaleza, que atuaram como alunos em cursos a distância Lucíola Lima Caminha Pequeno Universidadede Fortaleza (UNIFOR) Aline Maria Matos Rocha Universidadede Fortaleza (UNIFOR) |
| 14h | Palestra 3 O tutor no ambiente virtual de aprendizagem: competências e processos de desenvolvimento Prof.ª Mestranda Marta Fernandes Garcia – Tutora UNESP e Pesquisadora UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas Prof.ª Doutoranda Mônica Cristina Garbin – Pesquisadora UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas |
| 15h | Coffee break Apresenteção de Pôsters: – Tutoria a distância em São Sebastião da Boa Vista Pará Luciene Giuliani Sanchez Universidade do Estado do Pará (UEPA) – A importância das tics e da afetividade na prática do tutor Carlos Eduardo Rocha dos Santos Fundação Universidade Federal do Abc (UFABC), Cristiano Bezerra Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN), Oswaldo Ortiz Fernandes Junior Fundação Universidade Federal do Abc (UFABC) – Avaliação no ensino a distância: Entre possibilidades e desafios Aline Maria Matos Rocha Universidadede Fortaleza (UNIFOR) – O tutor a distância e as interações pedagógicas virtuais Yara Levy Martins de Souza Sané Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Formação continuada do enfermeiro pela EaD via web: O programa de proficiência do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) como iniciativa pioneira de aprimoramento profissional Marcelo Ricardo Rosa Universidade São Marcos – Educação Corporativa, Educação a Distância e Passivo Trabalhista: Estudo de Caso Andressa Regina Senefonte – Expansão da EaD na UNIFAP: A experiência do primeiro ano de funcionamento do curso de matemática a distância da Universidade Federal do Amapá Edcarlos Vasconcelos da Silva Faculdade de Tecnologia do Amapá (META); Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); Faculdade Meta (META) |
| 15h30 | Relato de experiência O Papel do Professor – Tutor na Educação a Distância Aline Maria Matos Rocha Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
| 15h45 | Pesquisa: Trabalho Científico Modalidades de Relações e Diálogos em EaD Cátia Zilio Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
| 16h | Palestra 4 Autorregulação da aprendizagem: algumas reflexões sobre elaboração de materiais e ambientes virtuais de aprendizagem Prof.ª Doutoranda Adriane Martins Soares Pelissoni – Anhanguera Educacional / UNICAMP |
| 16h45 | Palestra 5 A identidade pedagógica do Tutor. A experiência de 40 anos na UNED Dr. Santiago Castillo Arredondo – Catedrático e Tutor da Universidade Nacional de Educação a Distância – UNED, Madrid – ESPANHA. |
| 17h30 | Encerramento do dia |
| 2º Dia de trabalho – Sábado – 01 de outubro de 2011 | |
| 8h | Coffee e Recepção |
| 8h30 | Palestra 6 Prof. Dr. José Manuel Moran – Anhanguera Educacional |
| 9h30 | Palestra 7 Professor, sua sala de aula é online! E a formação docente para a tutoria, como vai? Prof.ª. Doutoranda Mara Yaskara – Pesquisadora CAPES/UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba Resumo: O professor que será um tutor e estará ministrando a sua aula a distância em um ambiente via web, necessita de uma formação específica para a execução desse trabalho. A aquisição do conhecimento tecnológico não é suficiente para uma ação de docência quando a presença do aluno é outra e a requisição de diferentes estímulos à aprendizagem. A palestra tem como objetivo uma reflexão sobre o que tem ocorrido com a formação docente nos diversos trabalhos de tutoria, desde sobre qual é a formação requerida pelas instituições, a formação ofertada aos futuros tutores, e o que é preciso realmente saber/conhecer para um eficaz e eficiente exercício da tutoria. |
| 10h15 | Palestra 8 Condições de trabalho dos tutores (videoconferência direto de Portugal) Prof. Dr. Daniel Mill: Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde trabalha como Docente e Gestor de Educação a Distância (EaD). Está realizando Pós-Doutorado em Gestão Estratégica na Educação a Distância na Universidade Aberta de Portugal. É pesquisador e orientador de pesquisas na Educação e em Ciência, Tecnologia e Sociedade, tendo como foco de pesquisa o tema “Trabalho, Tecnologia e Educação a Distância”, com especial atenção aos desdobramentos da temática para a Gestão e Docência na EaD. |
| 10h45 | 2ª Mesa de trabalho Competências técnicas, pedagógicas e de gestão alinhados à tutoria Prof. Dr. Roberto Paes de Carvalho Ramos – Universidade Estácio de Sá Prof. Dr. Reinaldo Portal Domingo – UFMA – Universidade Federal do Maranhão Mediação: Luis Gomes – Presidente da ANATED |
| 12h | Almoço |
| 13h | Relato de experiência Apontamentos sobre o curso a distância de disseminadores de educação fiscal, do PNEF – Programa Nacional de Educação Fiscal Augusto Jeronimo Martini Secretaria da Fazenda de São Paulo (SEFAZ) |
| 13h15 | Pesquisa: Trabalho Científico Ambientes Virtuais: Um novo Desenho Educacional na Construção do Conhecimento no Contexto Universitário Sandra Martins Ferreira Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (UNIVERCIDADE ) Ana D’Arc Maia Pinto Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (UNIVERCIDADE ) |
| 13h30 | Relato de experiência O Tutor na Educação Corporativa: a experiência da DATAPREV Laurinda Maia Lopes – DATAPREV |
| 13h45 | Pesquisa: Trabalho Científico O Papel do Tutor na Aprendizagem do Aluno de EaD Melissa de Souza Rabassa Colvara Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Thaís Philipsen Grützmann Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
| 14h | Momento cultural |
| 14h45 | Palestra 9 A Importância da Tutoria Motivacional na EAD Profª Ms. Rosimar Bizello Müller – Orientação Pedagógica da Tutoria do NEAD/Núcleo de Ensino a Distância/UNIASSELVI de Indaial-SC. |
| 15h25 | Palestra 10 As práticas discursivas e a mediação online Prof.ª Ms. Giuliana Diettrich Carvalho Pimentel (NUTES/UFRJ) |
| 16h05 | Encerramento Luis Gomes – Presidente da ANATED – Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância |
Nenhum comentário:
Postar um comentário