sexta-feira, 16 de setembro de 2011

I Seminário Nacional de Tutores

Arquivado em Educação a Distância


Foram divulgados os trabalhos aprovados para o I Seminário Nacional de Tutores de EaD, que será promovido pela ANATED, nos próximos dias 30/09 e 01/10. Ao todo, foram mais de 150 trabalhos desenvolvidos por tutores e pesquisadores e submetidos à comissão avaliadora.
A expectativa é que 5 mil profissionais e interessados participem online, o que torna o Seminário como sendo o maior evento de EaD do país com atividade síncronas. O sucesso está no engajamento dos apoiadores do evento, em especial, as instituições públicas participantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UABs). Ao todo, são mais de 60 instituições apoiadoras, entre Universidades, Centro Universitários, Institutos, Faculdades e Pólos de apoio presencial de todo o país.
Dentre os vários destaques está a participação do Prof. Dr. Daniel Mill (UFSCar), e que atualmente está realizando o pós-doutorado em Gestão Estratégica na Educação a Distância na Universidade Aberta de Portugal. O tema abordado por ele será “Condições de trabalho dos tutores”.
Confira a programação do I Seminário que conduzirá para a construção democrática da identidade da
tutoria no Brasil:

1º Dia de trabalho – Sexta-feira – 30 de setembro de 2011
8hCoffee / Inicio do Credenciamento
8h30Mesa inicial – Abertura do I Seminário Nacional dos Tutores da Educação a Distância
Luis Gomes – Presidente da ANATED – Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância
Paula Caleffi – Reitora da Universidade Estácio de Sá
João Carlos Teatini – MEC/CAPES/UAB – Universidade Aberta do Brasil (a confirmar)
Helio Chaves Filho –MEC/SERES – Diretoria de Regulação e Supervisão em Educação a Distância (a confirmar)
Fredric Michael Litto – Presidente da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância (a confirmar)
Ricardo Holz – Presidente da ABE-EAD – Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância
9h20Palestra 1
Atribuições do Tutor na Educação Virtual
Prof.ª Dra. Marta M. Gomes Van Der Linden – UFPB – Universidade Federal da Paraíba
Coordenação do Programa de Capacitação Continuada da UFPB Virtual
10hRelato de experiência
Além da sala de aula: uma experiência num ambiente virtual de aprendizagem
Ieda Carvalho Sande ­ Universidade Estácio de Sá (UNESA)
10h15Relato de experiência
Formação Continuada de Professores à Distância:
análise do curso de especialização em tecnologia de informação e comunicação no ensino fundamental

Neuza Oliveira Marsicano
10h301ª Mesa de Trabalho
Características dos Sistemas de Tutoria
Prof. Dr. Waldomiro Loyolla Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo
Prof.ª Dra. Rita Maria Lino Tarcia – UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo
Prof. Ms. Alexandre Antunes Pereira Bastos – Universidade Estácio de Sá
Prof.ª Ms. Beatriz Bastos de Farias – Grupo e-Educa
Mediação: Prof.ª Esp. Débora Tomazzeli – Coordenadora da Revista EaD Tutor
12hAlmoço
13hPalestra 2
Curso a distância para alunos com deficiência visual – Preocupações e Cuidados na tutoria
Prof.ª. Doutoranda Yáskara Nogueira Paiva Cardoso- Pesquisadora CAPES/UNIMEP – Universidade Metodista
Resumo: Experiência na tutoria de um curso a distância de 360 horas para 10 professores com deficiência visual por meio de um site acessível. Cuidados na seleção do tutor, planejamento, acessibilidade, disponibilidade, suporte e avaliação são alguns pontos que serão demonstrados.
13h15Pesquisa: Trabalho Científico
Formação Continuada para Professores: abordagem teórico-prática do cotidiano de mediadores na educação a distância
Emmanuel Uchoa Marinho / Marisa Marchi Uchoa Espindola
13h30Relato de experiência
Atividade de Tutoria para Capacitação de Recursos Humanos em Novas Tecnologias de Comunicação e Informação
Fabricio Brunelli Machado ­Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
Merelane Emanoele Cardoso ­Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
Marise Maria Santana da Rocha ­Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
Leonardo Cristian Rocha ­Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
13h45Pesquisa: Trabalho Científico
A importância do tutor na educação a distância: uma visão dos tutores do núcleo de educação a distância da Universidade de Fortaleza,
que atuaram como alunos em cursos a distância

Lucíola Lima Caminha Pequeno ­ Universidadede Fortaleza (UNIFOR)
Aline Maria Matos Rocha ­ Universidadede Fortaleza (UNIFOR)
14hPalestra 3
O tutor no ambiente virtual de aprendizagem: competências e processos de desenvolvimento
Prof.ª Mestranda Marta Fernandes Garcia – Tutora UNESP e Pesquisadora UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas
Prof.ª Doutoranda Mônica Cristina Garbin – Pesquisadora UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas
15hCoffee break
Apresenteção de Pôsters:
– Tutoria a distância em São Sebastião da Boa Vista ­ Pará
Luciene Giuliani
Sanchez­ Universidade do Estado do Pará (UEPA)
– A importância das tics e da afetividade na prática do tutor
Carlos Eduardo Rocha
dos Santos ­Fundação Universidade Federal do Abc (UFABC),
Cristiano Bezerra ­Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN), Oswaldo
Ortiz Fernandes Junior ­Fundação Universidade Federal do Abc (UFABC)
– Avaliação no ensino a distância: Entre possibilidades e desafios
Aline Maria
Matos Rocha ­ Universidadede Fortaleza (UNIFOR)
– O tutor a distância e as interações pedagógicas virtuais
Yara Levy Martins de
Souza Sané ­Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
– Formação continuada do enfermeiro pela EaD via web: O programa de
proficiência do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) como iniciativa pioneira
de aprimoramento profissional

Marcelo Ricardo Rosa ­Universidade São Marcos
– Educação Corporativa, Educação a Distância e Passivo Trabalhista: Estudo de
Caso

Andressa Regina Senefonte
– Expansão da EaD na UNIFAP: A experiência do primeiro ano de funcionamento
do curso de matemática a distância da Universidade Federal do Amapá

Edcarlos
Vasconcelos da Silva ­Faculdade de Tecnologia do Amapá (META); Universidade
Federal do Amapá (UNIFAP); Faculdade Meta (META)
15h30Relato de experiência
O Papel do Professor – Tutor na Educação a Distância
Aline Maria Matos Rocha ­ Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
15h45Pesquisa: Trabalho Científico
Modalidades de Relações e Diálogos em EaD
Cátia Zilio ­ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
16hPalestra 4
Autorregulação da aprendizagem: algumas reflexões sobre elaboração de materiais e ambientes virtuais de aprendizagem
Prof.ª Doutoranda Adriane Martins Soares Pelissoni – Anhanguera Educacional / UNICAMP
16h45Palestra 5
A identidade pedagógica do Tutor. A experiência de 40 anos na UNED
Dr. Santiago Castillo Arredondo – Catedrático e Tutor da Universidade Nacional de Educação a Distância – UNED, Madrid – ESPANHA.
17h30Encerramento do dia
2º Dia de trabalho – Sábado – 01 de outubro de 2011
8hCoffee e Recepção
8h30Palestra 6
Prof. Dr. José Manuel Moran – Anhanguera Educacional
9h30Palestra 7
Professor, sua sala de aula é online! E a formação docente para a tutoria, como vai?
Prof.ª. Doutoranda Mara Yaskara – Pesquisadora CAPES/UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba
Resumo: O professor que será um tutor e estará ministrando a sua aula a distância em um ambiente via web, necessita de uma formação específica para a execução desse trabalho. A aquisição do conhecimento tecnológico não é suficiente para uma ação de docência quando a presença do aluno é outra e a requisição de diferentes estímulos à aprendizagem. A palestra tem como objetivo uma reflexão sobre o que tem ocorrido com a formação docente nos diversos trabalhos de tutoria, desde sobre qual é a formação requerida pelas instituições, a formação ofertada aos futuros tutores, e o que é preciso realmente saber/conhecer para um eficaz e eficiente exercício da tutoria.
10h15Palestra 8
Condições de trabalho dos tutores
(videoconferência direto de Portugal)
Prof. Dr. Daniel Mill: Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde trabalha como Docente e Gestor de Educação a Distância (EaD). Está realizando Pós-Doutorado em Gestão Estratégica na Educação a Distância na Universidade Aberta de Portugal. É pesquisador e orientador de pesquisas na Educação e em Ciência, Tecnologia e Sociedade, tendo como foco de pesquisa o tema “Trabalho, Tecnologia e Educação a Distância”, com especial atenção aos desdobramentos da temática para a Gestão e Docência na EaD.
10h452ª Mesa de trabalho
Competências técnicas, pedagógicas e de gestão alinhados à tutoria
Prof. Dr. Roberto Paes de Carvalho Ramos – Universidade Estácio de Sá
Prof. Dr. Reinaldo Portal Domingo – UFMA – Universidade Federal do Maranhão
Mediação: Luis Gomes – Presidente da ANATED
12hAlmoço
13hRelato de experiência
Apontamentos sobre o curso a distância de disseminadores de educação fiscal, do PNEF – Programa Nacional de Educação Fiscal
Augusto Jeronimo Martini ­ Secretaria da Fazenda de São Paulo (SEFAZ)
13h15Pesquisa: Trabalho Científico
Ambientes Virtuais: Um novo Desenho Educacional na Construção do Conhecimento no Contexto Universitário
Sandra Martins Ferreira ­Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (UNIVERCIDADE )
Ana D’Arc Maia Pinto ­Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (UNIVERCIDADE )
13h30Relato de experiência
O Tutor na Educação Corporativa: a experiência da DATAPREV
Laurinda Maia Lopes – DATAPREV
13h45Pesquisa: Trabalho Científico
O Papel do Tutor na Aprendizagem do Aluno de EaD
Melissa de Souza Rabassa Colvara ­ Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Thaís Philipsen Grützmann ­ Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
14hMomento cultural
14h45Palestra 9
A Importância da Tutoria Motivacional na EAD
Profª Ms. Rosimar Bizello Müller – Orientação Pedagógica da Tutoria do NEAD/Núcleo de Ensino a Distância/UNIASSELVI de Indaial-SC.
15h25Palestra 10
As práticas discursivas e a mediação online
Prof.ª Ms. Giuliana Diettrich Carvalho Pimentel (NUTES/UFRJ)
16h05Encerramento
Luis Gomes – Presidente da ANATED – Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância
Você que ainda não fez sua inscrição ainda dá tempo. CLIQUE AQUI e faça agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário